Wednesday, July 25, 2018
ORQUESTRA DE MACAU
ORQUESTRA DE MACAU
Fundada em 1983, a Orquestra de Macau (OM) é uma orquestra profissional dependente do Instituto Cultural do Governo da R.A.E de Macau. A Orquestra é actualmente um agrupamento eminente na Ásia, com um repertório que inclui clássicos chineses e ocidentais de todos os tempos. Desempenha um papel chave na vida cultural e musical dos cidadãos de Macau e dos visitantes.
Em 2001, a Orquestra foi ampliada de forma a integrar um naipe duplo de sopros, actualmente tem se desenvolvido como uma orquestra de dimensão média de cerca de 60 músicos de mais de dez países e regiões. Em 2008, o Maestro Lü Jia iniciou as funções de Director Musical e Maestro Principal da Orquestra e deu início às temporadas de concertos da Orquestra, apresentando em cada uma ao público, de forma abrangente e sistemática, cerca de 70 concertos diversos de música clássica ocidental e chinesa.
A Orquestra colabora frequentemente com músicos, maestros principais e agrupamentos de música internacionais, incluindo Plácido Domingo, Krystian Zimerman, Stephen Kovacevich, Boris Berezovsky, Leonidas Kavakos, Barry Douglas, Iván Martín, Yulianna Avdeeva, Henning Kraggerud, Fou Ts’ong, Lang Lang, Yundi Li, Sarah Chang, Ning Feng, Jian Wang, Tan Dun, Daniel Oren, Teatro Regio Torino, English National Ballet, Philadelphia Orchestra, Ópera Nacional da Letónia, Teatro Nacional de Ópera e Ballet da Letónia, e Orquestra de Câmara da Coreia, etc. Além disso, a Orquestra de Macau tem sido regularmente convidada para se apresentar no Interior da China e no exterior, participando no Brucknerfest 2015, na Áustria, como representante da China, e no Festival de Música “La Folle Journée au Japon 2016”. Em 2017, a Orquestra também participou na temporada musical internacional “Uma Faixa, Uma Rota” em Shenzhen, visitando pelo menos 30 cidades na China, bem como vários países, incluindo a Áustria, Suíça, Hungria, Portugal, Espanha, E.U.A. Japão e Coreia. A sua qualidade refinada é aclamada por unanimidade e é testemunho da sua importância como símbolo da prosperidade de Macau como cidade cultural internacional.
A Orquestra tem-se também dedicado a actividades de educação artística e de promoção comunitária, organizando os ciclos de concertos “Música para Todos”, “Gostar de Música, Realizar o Sonho”, “Gostar de Música, Partilhar a Alegria” e “Gostar de Música, Desfrutar a Arte”, visitando escolas e comunidades a fim de fomentar o interesse de público na música clássica e de ajudar jovens músicos a realizar os seus sonhos musicais.
Friday, July 20, 2018
Macau Calçada de São Lázaro
Calçada da Igreja de São Lázaro
.
Concluída a 20 de Fevereiro de 1904, a Calçada da Igreja de São Lázaro recebeu este nome em honra do primeiro hospital ocidental para doenças contagiosas construído na China. São Lázaro é tido como santo protector dos lázaros ou leprosos.
Em Maio de 1568, o jesuíta português Belchior Carneiro chegou a Macau, onde viria a criar uma leprosaria no interior do Hospital de S. Rafael, a qual seria mais tarde transferida para a zona da Igreja de São Lázaro, explica o Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais. Em nome desta instituição a administração portuguesa baptizaria por referência à Igreja de São Lázaro, cinco ruas em redor. A Igreja de São Lázaro foi construída entre 1557 e 1560. Trata-se de uma das três igrejas mais antigas da cidade e foi , em tempos, Sé de Macau. Em 1923 foi alvo de renovações.
Descendo as escadas logo á esquerda encontramos um espaço dedicado à arte, que pertence ao Albergue. Com uma área de 1300 metros quadrados, este lugar foi em tempos conhecido por Po Tsai Vok ( casa dos avós, tendo servido de refúgio a senhoras idosas.
Os edifícios da Calçada da Igreja de São Lázaro foram classificados como Património Cultural da Cidade em Junho de 1984.
Fotografo de Macau Carlos Dias
A Magia das Ruas de Macau no Pavilhão do Jardim Lou Lim Ioc. Vai de 02-11-05-2018. Carlos Dias iniciou o seu percurso fotográfico em 1969, na modalidade de preto e branco. Fotografo amador, que nunca teve algum mestre ou recebeu ajuda, nem tão pouco assistiu a qualquer aula de fotografia, foi aprendendo o ofício por si próprio. Entre 1972 e 1980 participou em concursos internacionais, tendo sido premiado várias vezes. Em 1975 submeteu trabalhos seus ao concurso " em World Top 10" da Photographic Society of America e em 1980, conquistou o terceiro lugar na edição desse ano. Regressou à actividade em Maio de 2013, após um interregno iniciado aos 37 anos de idade, tendo nessa ocasião criado uma página especial no Facebook, " Macau Fotografia", onde divulga as suas obras a todos os que nutrem interesse pela fotografia.
Macau Tap Seac Galeria 1980
Localiza-se no 95 da Avenida Conselheiro Ferreira de Almeida, o edifício onde se encontra hoje a Galeria do Tap Seac foi em tempos residência de uma abastada família de Macau. Construído nos anos de 1920 este edifício de dois andares serviu também de casa de serviços da administração e integra actualmente a zona histórica do Tap Seac, sendo considerado património classificado.
O exemplar apresenta paredes exteriores em amarelo ocre e vermelho tijolo, que combinam com as persianas de madeira, com o design rendilhado das janelas e os elementos verticais das portas e janelas em arco de estilo mourisco.
De forma a promover o gosto pelas artes e estimular a criatividade local, foi inaugurada a 5 de Dezembro de 2003 a Galeria do Tap Seac, que acolhe actualmente exposições e outros eventos culturais. Com cerca de 400 metros quadrados, o espaço é gerido pelo Instituto Cultural.
Nessa altura a construção encarava ainda uma das extremidades do Campo de Educação Física da Caixa Escolar ( conhecido também como Campo do Tap Seac que foi substituído em 2007 pela actual Praça do Tap Seac.
Subscribe to:
Comments (Atom)


