Thursday, February 27, 2020

Oficinas Navais de Macau

Oficinas Navais de Macau

.
Os primeiros registos históricos das Oficinas Navais de Macau, oficialmente conhecidas como Doca D. Carlos I, datam de 1864 e foram construídas junto do Templo de A-Má, sendo ainda hoje um registo vivo da pujança da antiga industria naval do território.
Em 1910, construiu-se aí a primeira embarcação com motor, baptizada de Taipa para a Capitania dos Portos. Em 1929, foi ali construído o primeiro navio de aço, denominado Jade.
Já na década de 1960, as Oficinas Navais saíram da alçada da Capitania dos Portos mas continuaram no ramo da construção naval.
Após a criação da RAEM o Governo fez construir a Avenida Panorâmica do Lago Sai Van sobre uma zona de aterro adjacente ao Templo de A-Má e às Oficinas Navais, a fim de criar novos acessos a partir do Bairro da Barra para a Ponte de Sai Van.
Em 2003 devido à criação de novos arruamentos as Oficinas Navais foram transferidas para o Estaleiro de Construção Naval, ao longo da Rua da Doca Seca do Bairro de Fai chi Kei.
Em 2013 o Instituto Cultural deu início a profundas obras de restauração do espaço que em finais de 2016 abriu portas como Centro de Arte Contemporânea de Macau tendo até à data acolhido dezenas de exposições de artistas locais e internacionais e espectáculos sobretudo na área do teatro experimental.

No comments: