Desde a liberalização da indústria do jogo, Macau passou por uma profunda transformação económica e social. Sendo um território com cerca de 30 e poucos quilómetros quadrados, a cidade pretende diversificar a sua estrutura económica, apoiada pelo acelerado desenvolvimento económico da China Continental e por novas políticas que vêm beneficiar, ainda mais, o seu progresso.
A diversificação da economia local é um tema em cima da mesa. Para o seu sucesso, é fundamental a formação de talentos em diversas áreas e daí releva o papel da educação. A formação inicial dos profissionais para o mercado de trabalho sofreu algumas reformas no sistema educativo local, que, ao longo de muitos anos, estava fortemente fortemente focado no ensino tradicional.
Infelizmente, grande parte das pessoas continua a ter em mente que, para ter um bom futuro profissional, é obrigatório obter um diploma universitário, independentemente do curso escolhido. Para quem pensa dessa maneira, o ensino técnico-profissional é sempre colocado de parte.
O ensino técnico-profissional, na sua vertente de actividade social que forma pessoas, é diferente de outros tipos de ensino e de outras actividades sociais, diferença essa que radica na sua natureza profissional, produtiva e social.
O ensino técnico-profissional tem uma influência profunda no posicionamento do capital humano. Segundo alguns estudos, o capital humano cultivado no ensino acima mencionado tem fortes competências de trabalho e a sua dedicação é também maior, enquanto que o capital humano criado pela educação tradicional é mais geral.
O ensino técnico-profissional pode melhorar a justiça, contribuir para uma melhor compreensãoda sociedade sobre o trabalho manual e intelectual e aumentar a consciência sobre o conhecimento prático e o teórico.
(...)
No comments:
Post a Comment