Sunday, February 20, 2022

Praia do Bom Parto 1940


A península de Macau encontrava-se orlada de praias, umas dignas do nome, outras minúsculas: Em Mong-Há: Contos de Macau, obra publicada em 1998, o escritor macaense Henrique de Sena Fernandes recorda uma série de praias que cercavam a cidade até há poucas décadas.

Passada a Praia Grande, já para os lados da mole da Penha, surgia a Praia do Bom Parto, escreve o autor. A Praia do Bom Parto, juntamente com a Praia Grande, foi fonte de inspiração de vários poetas.

Duas décadas antes desta fotografia ser tirada, havia ainda uma fiada de enormes rochedos a separar a Praia Grande da Praia do Bom Parto. 

Em 1924, o governador de então dinamitou a secção situada perto da antiga Povoação do Chunambeiro, no sopé da Colina da Penha, para abrir um caminho entre as duas baías.

Após as explosões, surgiu uma fonte de água das fissuras dos rochedos.

Nesse tempo, o poeta Wang Zhaoyong, que residia nas imediações da Rua de São Lourenço, ia buscar água com frequência a essa fonte.

Assim Baptizou-a de " Fonte das Virtudes".

Eram vários os poetas que frequentavam estas duas baías.

As obras de Xian Yuqing ( 1895-1965 ) captando o calor do sol de inverno no Jardim da Praia Grande e mirando o horizonte na Praia do Bom Parto ao nascer do sol foram escritas já depois de construída a Avenida da República, que começa junto à Rua do Bom Parto e termina na Rua de São Tiago da Barra.

Com este troço, terminado em Dezembro de 1910, dois meses após a Implantação da República em Portugal, ficou feita a ligação do Porto Exterior ao Porto Interior.

No comments: