.
Teatro de Rua falar estaleiro Lai Chi Vun
O “Estaleiro Victory” e o carpinteiro naval Tam são os elementos centrais de uma nova peça de teatro apresentada pela Associação “Dream Theatre”. O espectáculo pretende divulgar a cultura naval de Macau, e especificamente de Lai Chi Vun, chamando a atenção para a importância dos estaleiros como elo de ligação às Ilhas e à natureza
Criada há nove anos, a Associação “Dream Theatre” traz agora à cena a peça “O Nosso Estaleiro Victory”, focada no panorama político e cultural de Macau, com ênfase na situação dos antigos estaleiros de Coloane.
Como se depreende do título do espectáculo, o “Estaleiro Victory”, situado na zona de Lai Chi Vun, ocupa o papel principal nesta peça que conta histórias dos antigos carpinteiros navais.
Segundo a companhia artística local, a ideia da peça nasceu com base em histórias verdadeiras dos carpinteiros navais que se dedicaram a esta profissão ao longo de várias gerações.
“Os mestres de barcos de madeira são confiantes e insistentes na obra que fazem”, salienta a Associação “Dream Theatre”, explicando que, embora a indústria de construção naval esteja actualmente extinta no território, a “cultura não é esquecida pelos carpinteiros nem pelos residentes”.
O próprio protagonista da peça é, na realidade, proprietário de um estaleiro. O senhor Tam cresceu como aprendiz de mestre da construção naval com o objectivo de herdar o negócio da família, no entanto, o seu sonho quase que se desmoronou por completo devido à destruição causada por um incêndio.
Durante 50 anos de trabalho desenvolvido neste sector, Tam aprendeu a dominar todas as técnicas de construção naval e o seu próprio filho também se dedicou a estudos ligados a esta cultura naval.
Através deste espectáculo teatral, a Associação “Dream Theatre” pretende fomentar a discussão sobre a possibilidade de salvaguardar as antigas técnicas de manufactura dos barcos. Nesse sentido, a peça vai ser apresentada em diferentes locais da cidade e um mini-estaleiro será exposto no local das actuações, para que o público possa aprofundar o seu conhecimento sobre o mundo da construção naval.
A história dos antigos estaleiros de Coloane voltou a despertar a atenção do público depois do Governo ter avançado com a demolição de três estaleiros por questões de segurança. No entanto, moradores e proprietários manifestaram-se contra a demolição e em Março foi organizada uma visita guiada aos estaleiros para dar a conhecer a cultura dessa zona.
Os trabalhos de demolição foram entretanto suspensos na sequência da apresentação de três petições solicitando a classificação dos estaleiros. O Instituto Cultural já iniciou o respectivo processo, que poderá demorar até um ano, sendo que durante esse período não poderão ser realizadas construções nos nove lotes.
A peça de teatro pretende frisar que Lai Chi Vun é um importante local de ligação às Ilhas e à natureza, constituindo uma parte da história de Macau que merece mais protecção e cuidado, não devendo resumir-se a apenas dois estaleiros a fazerem de museu.
O primeiro espectáculo subiu ao palco do Jardim de Camões, no domingo, seguindo-se o Jardim da Cidade das Flores a 19 e 20 de Agosto e o Jardim de Iao Hon a 26 e 27 de Agosto.
Esta produção é patrocinada pela Fundação Macau

No comments:
Post a Comment