Tuesday, January 30, 2018

Ruínas de São Paulo em Macau

.
Na Década de 1930 já a Igreja da Madre de Deus e o Colégio de São Paulo tinham sido destruídos por um incêndio há um século (1835). O conjunto que integra a fachada que se vê na imagem e as ruínas do colégio é hoje conhecido como Ruínas de São Paulo.
   A igreja, o colégio e a adjacente Fortaleza de Monte são construções jesuítas e formavam um conjunto que pode ser identificado como a " acrópole" de Macau.
   Esta fotografia revela que a maior diferença das Ruínas de São Paulo em relação aos dias de hoje é a envolvente. Com o desenvolvimento e crescimento da cidade, vários edifícios e zonas comerciais vieram ocupar esta área, onde afluem milhões de turistas por ano.
   A antiga Igreja da Madre de Deus foi construída entre 1602 e 1640. A fachada, de estilo maneirista, mede 23 metros de largura por 25,5 metros de altura e incorpora uma fusão de influências, com elementos decorativos orientais e europeus.
   As ruínas do antigo Colégio de São Paulo, que se encontram na proximidade, revelam vestígios arqueológicos e são testemunho de que foi em tempos a primeira universidade de modelo ocidental no Extremo Oriente. O colégio oferecia um programa académico extenso, incluindo disciplinas como Matemática, Astronomia, Teologia, Geografia, Latim, Português e Chinês e preparou um elevado número de missionários que serviram na China, Japão e outros países da região.
   As ruínas da Igreja de São Paulo estão incluídas no Centro Histórico de Macau, classificado em 2005 pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

No comments: